(1997- 2003)

RIMAR - Riscos naturais associados a variações do nível do mar, proposto ao Programa Praxis XXI (2 / 2-1 / MAR / 1743 / 95 – Fase II) pela Universidade do Algarve, com a participação do Instituto Hidrográfico, Instituto Meteorológico, Instituto de Ciências da Terra e do Espaço, Museu Nacional de História Natural, Departamento de Geologia da Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Évora, Universidade de Aveiro e Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. A coordenação geral do projecto foi assegurada pelo Prof. Dr. J. M. Alveirinho Dias.

Constituiu objectivo genérico deste projecto proceder a uma caracterização secular do nível do mar, de regime de temporais, do storm surge e dos tsunami, bem como os seus impactes na faixa litoral, e desenvolver uma metodologia que facilitasse a avaliação dos riscos e a produção de mapas integrados de riscos associados às variações do nível do mar.

A participação do CEG englobou-se na: (i) caracterização dos impactos da elevação do nível do mar em litorais arenosos; (ii) caracterização pormenorizada do regime de temporais em Portugal continental; incluindo os valores de altura significativa para diferentes períodos de retorno; determinação do comportamento e das variações das principais características da agitação associada a temporais (direcção, altura, etc) durante a propagação ao longo da plataforma e até à rebentação; (iii) análise, de forma integrada, dos diferentes processos e da sua actuação na faixa litoral, com vista à dedução de critérios que viabilizem a definição de zonas de risco moderado, elevado e muito elevado.