pt Português       en English

Centre for Geographical Studies - Universidade de LisboaCentro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa
Edifício da Faculdade de Letras, Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa, Portugal
Tel: + 351 217940218

CEG » Researchers » Mónica Cristina Martins

Mónica Cristina Martins

Mónica Cristina Martins
Institution:
Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Academic degree:
MSc
Email:
,
Birthday:
26-04-1975
Research Group:
Climate Change and Environmental Systems (ZEPHYRUS), Climate and Environmental Changes (CliMA)

Aditional Information

  • Comunicações em Livros de Resumos de Conferência Nacional
  • Mónica Martins, Carlos Silva Neto & José Carlos Costa (2011) Vulnerabilidade vs. resiliência das comunidades das praias e dunas litorais. Livro de Resumos das I JORNADAS SOBRE A FLORA E VEGETAÇÃO DO SUL DE PORTUGAL - “A Flora e a Vegetação Mediterrânicas no Ordenamento Biofísico E Conservação da Natureza no Sul de Portugal”. 2ª Sessão: Perturbação e Recuperação: Desafios da Conservação. Universidade de Évora. Évora, Portugal. 14 de Outubro de 2011.
  • Martins, M., Pereira, M. & Caraça, R. “Plantas vasculares da ilha das Flores com Interesse para a Conservação / Contributo para o seu conhecimento e protecção Legal”. Livro de Resumos “1º Simpósio em Ecologia da Paisagem, Ordenamento do Território e Conservação da Natureza”. Universidade de Évora. Évora, 24 a 26 de Outubro 2002.
  • Outras Comunicações
  • Autoria e apresentação de uma comunicação sobre a “Floresta e o Priolo” no “Dia da Floresta, 21 de Março”, dirigida a professores e alunos do 2º ciclo da Escola Básica Integrada e Secundária de Nordeste. Auditório Municipal de Nordeste, 19 de Março 2004.
  • Co-autoria e concretização da acção de sensibilização, “Para Salvar Um Priôlo São Precisas Muitas Árvores!”, M. Martins e P. M. Amaral, nos “Dias Verdes da UE”, dirigida a alunos e professores do 10º ano da Escola Básica Integrada e Secundária de Nordeste. Serra da Tronqueira, Nordeste, 9 de Junho 2004. Incluindo: Entrevista presencial no programa da RTP-Açores “Bom Dia”, em 8 de Junho 2004 e Intervenção na reportagem, notícia de abertura do “Jornal da Noite” da RTP-Açores. RTP-Açores. Ponta Delgada, 9 de Junho 2004.
  • Autoria e apresentação de uma comunicação sobre a “Conservação do Priôlo e seu habitat”, a formadores e formandos da Escola Profissional de Nordeste. São Pedro Nordestinho, 25 de Junho 2004.
  • - Autoria e apresentação de uma Comunicação sobre “Flora e Vegetação do habitat do Priôlo”, a alunos, docentes, administração e outro pessoal não docente, da Escola Profissional de Nordeste. Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro. Nordeste, 9 de Julho 2004.
  • Autoria e apresentação oral da Comunicação “Desenvolvimento Sustentável - Desmistificar Um Conceito Inquestionável” no “I Encontro: O Ambiente no Desenvolvimento Sustentável dos Açores”. Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, Curso “Técnico de Gestão do Ambiente / Recursos Hídricos”. Auditório Municipal da Povoação. Povoação, 31 de Maio de 2007.
  • Autoria e apresentação oral da Palestra "A Flora Endémica Açoriana" com a comunicação “Plantas dos Açores - Uma Viagem Inesquecível!!!", a convite da Ecoteca de Ponta Delgada, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Florestas. Escola Secundária Domingos Rebelo. Ponta Delgada, 4 de Abril de 2007.
  • EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  • Colaboradora na Revisão do Volume Biofísico do PDM do Concelho de Sines. DPU da CMS. Sines, Outubro 2000.
  • • Entrevistadora / Inquiridora:
  • - “Estudo Nacional – Caracterização dos Agregados Familiares com Menores em Idade Escolar, 2001 – Zona Alentejo”, integrado no Projecto Nacional de Inquérito ao Trabalho Infantil. MTS e IEFP. Baixo Alentejo, Outubro e Novembro 2001;
  • - “Auditoria Social aos Lares de Idosos e Utentes – Plano Avô /Distrito de Évora”. IDS. Évora, Março a Maio 2001;
  • - “Estudo de Impactos: aplicação de inquéritos presenciais a beneficiários (titulares e ex-titulares) do Rendimento Mínimo Garantido”. IDS e EGC–CG, Lda. Distritos de Évora e Setúbal, Janeiro a Março 2001.
  • • Colaboradora na ADPM - ONGD (Associação de defesa do Património de Mértola - Organização Não Governamental de Desenvolvimento). (Mértola, Julho 2002 a Agosto 2003). Funções Desempenhadas:
  • - Técnica Superior de Educação Ambiental; Elaboração (texto e fotos), recolha e colocação de conteúdos no site oficial (www.octopus-eu.org) do Projecto Transnacional “Centro de Recursos Educativos On-line – OCTOPUS” (Transnational On-line Resource Centre, 90120-CP-1-2001-1-PT-MINERVA-MPP; UTCN – Romênia; Eco-Consultants S. A. – Grécia; BioCert – Itália; FI – Portugal; ESEB – Portugal; UNED – Espanha; ADENE – Portugal e ADPM – Portugal); Implementação e acompanhamento de actividades de educação ambiental, percursos pedestres e visitas de campo no CESAM (Centro de Estudos e Sensibilização Ambiental do Monte do Vento).
  • - Técnica Superior Estagiária; Membro da Equipa de Coordenação da segunda fase do Projecto Internacional “Um Cordão Verde para o Sul de Portugal – CV” (inserido no Programa do WWF “Green-Belts Against Desertification”, com vista à Conservação da Natureza / Desenvolvimento Sustentável de áreas desertificadas e desfavorecidas do Baixo Alentejo e Norte do Algarve Serrano, coordenado pelo WWF-MedPo e ADPM, e com parcerias de: In Loco, Associação Vicentina, INPECO, IMAR, LCB/UMC da Universidade de Évora.
  • - Acompanhamento a uma equipa de jornalistas do WWF-International, na realização de uma reportagem sobre o mundo da cortiça, a respeito da “Guerra das Rolhas na Europa – Cork Visit by TV film crew from WWF-Int.”. Ribatejo, Alentejo e Algarve, 19 a 23 de Agosto 2002; Preparação de exposições em PowerPoint sobre o Projecto CV, destinadas à apresentação em jornadas e outros eventos como no “I Colóquio sobre a Flora e Fauna dos Montados” (Grândola); Participação na organização e apoio logístico aos participantes do encontro “European Ecoregional Planing Workshop”. WWF-Int. e ADPM. Mértola, 3 a 7 de Fevereiro de 2003; Participação na elaboração de um documento sobre “Restauração Ecológica do Bosque Mediterrânico / Recuperação das paisagens Florestais do Sul de Portugal” (FLR – Florestal Landscape Restoration do WWF-MedPo). Mértola Janeiro a Abril de 2003.
  • Coordenadora do Curso de “Tinturaria Tradicional”. ADPM e EQUAL. Mértola, Abril a Julho 2003.
  • Formadora do Ensino Profissional (desde 2003).
  • Assistente do Projecto LIFE-Natureza: Life-Priolo ”Recuperação do Habitat do Priôlo na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme”, sediado no Nordeste de S. Miguel-Açores, sob coordenação da SPEA - BirdLife Intternacional, com parcerias do CCPA/UA, CMN, DRRF, SRA e RSPB. (Lisboa e Nordeste, Fevereiro a Outubro 2004). Algumas funções desempenhadas:
  • a) Colaboração na “Caracterização da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme”, integrante do Plano de Gestão da referida área protegida, no capítulo de Caracterização Biofísica, nomeadamente na Ecologia (listagem e classificação da fauna, flora e habitats; descrição de habitats e seu estado de conservação).
  • b) Participação nos levantamentos de campo de flora e vegetação, incluindo o reconhecimento in situ, registo e georreferenciação de espécies e comunidades, a monitorização de plots de amostragem (percentagens e coberturas) em áreas degradadas destinadas à replantação com endemismos, e a prospecção de indivíduos de espécies raras com interesse para a conservação.
  • c) Pesquisa e análise das possibilidades de obtenção de fundos e formalização de candidaturas (LEADER + e PRODESA) de apoio do desenvolvimento agrário na região circundante à “ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme”, com vista à implementação de pomares de árvores de fruta.
  • d) Relatório sobre as “Ocorrências / Autos de Contra-ordenação” assinalados pelos Serviços Florestais de Nordeste durante o período de 2001-2004 na área da “ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme”, com vista à posterior implementação de um esquema de fiscalização no local.
  • e) Participação nos trabalhos de campo de erradicação de exóticas (e. g. Hedychium gardneranum).
  • f) Desenvolvimento de actividades de Educação Ambiental e divulgação do projecto.
  • Bolseira de Investigação no projecto de conservação da biodiversidade da Macaronésia "INTERREG III B AÇORES MADEIRA CANÁRIAS BIONATURA" (área de Ecologia Vegetal) na pesquisa bibliográfica, carregamento e análise de dados georeferenciados em "Atlântico - Base de Dados de Biodiversidade dos Açores", recorrendo ao software “Atlantis” (SIG) e conservação de espécies ameaçadas da flora vascular, sob supervisão directa do Prof. Dr. Luís Filipe Dias e Silva. Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, Ponta Delgada (desde Junho de 2006 até final de Junho de 2008).
  • COLABORAÇÕES
  • Projectos Científicos
  • 2006-2008 - Projecto de Conservação da Biodiversidade da Macaronésia "INTERREG III B AÇORES MADEIRA CANÁRIAS BIONATURA". Cargo: Bolseira de Investigação na área de ecologia e conservação das plantas vasculares dos Açores.
  • 2004 - Projecto LIFE-Natureza: Life-Priolo ”Recuperação do Habitat do Priôlo na ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme”, coordenado pela SPEA - BirdLife Intternacional, e com parcerias do CCPA/UA, CMN, DRRF, SRA e RSPB. (Lisboa e Nordeste, Fevereiro a Outubro 2004). Cargo: Assistente de Projecto.
  • 2002-2003 - Projecto Internacional “Um Cordão Verde para o Sul de Portugal – CV” (inserido no Programa do WWF “Green-Belts Against Desertification”, com vista à Conservação da Natureza / Desenvolvimento Sustentável de áreas desertificadas e desfavorecidas do Baixo Alentejo e Norte do Algarve Serrano, coordenado pelo WWF-MedPo e ADPM, e com parcerias de: In Loco, Associação Vicentina, INPECO, IMAR, LCB/UMC da Universidade de Évora. Cargo: Técnica Superior Estagiária (ADPM).
  • 2003 - Projecto Transnacional “Centro de Recursos Educativos On-line – OCTOPUS” (Transnational On-line Resource Centre, 90120-CP-1-2001-1-PT-MINERVA-MPP; UTCN – Romênia; Eco-Consultants S. A. – Grécia; BioCert – Itália; FI – Portugal; ESEB – Portugal; UNED – Espanha; ADENE – Portugal e ADPM – Portugal). Cargo: Técnica Superior de Educação Ambiental (ADPM).
  • Elaboração de Candidaturas a Projectos
  • Elaboração da candidatura (e membro da equipa) da Infoportugal e IGOT ao concurso público “O Plano de Gestão do Sitio Comporta Galé” do ICNB (Agosto 2010).
  • Elaboração da candidatura (e membro da equipa) à FCT do Projecto “Modelação Preditiva da Vegetação Natural Potencial” (Janeiro e Fevereiro de 2009).
  • Elaboração da candidatura à FCT do Projecto “Estudo do Bioclima e da Vegetação do Sul de Moçambique” (Janeiro e Fevereiro de 2009).
  • Organização de Workshops, Reuniões Técnicas e Científicas
  • Comissão Organizadora do Seminário Internacional "Modern Biogeography (the Genetic Contribution)". IGOT - Universidade de Lisboa e Sociedade de Geografia de Lisboa, Lisboa, 11 de Abril de 2012.
  • Comissão Organizadora das I JORNADAS SOBRE A FLORA E VEGETAÇÃO DO SUL DE PORTUGAL - “A Flora e a Vegetação Mediterrânicas no Ordenamento Biofísico e Conservação da Natureza no Sul de Portugal”. Universidade de Évora. Évora, Portugal. 14 de Outubro de 2011.
  • Comissão Organizadora do Workshop "Biogeografia, Bioclimatologia e Conservação da Flora e Vegetação dos Arquipélagos Atlânticos no Ano Internacional das Florestas - 2011". IGOT, Universidade de Lisboa, 13 de Abril de 2011.
  • Comissão Organizadora, e responsável pela tradução no site (Inglês), do VII Encontro Internacional da Associação Lusitana de Fitossociologia, Novas Perspectivas da Fitossociologia. 13 a 16 de Setembro de 2010, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal. (http://www.isa.utl.pt/viii-eialfa/index.php?lang=en).
  • Membro da rganização do “Workshop em Sistemática, Genética de Populações e Propagação de Plantas Endémicas dos Açores” realizada no âmbito do projecto VERONICA. Departamento de Biologia, Centro de Conservação e Protecção do Ambiente (CCPA) da Universidade dos Açores, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, São Miguel, 28 a 30 de Janeiro de 2008.
  • Comissão Organizadora e Científica do “I Encontro: O Ambiente no Desenvolvimento Sustentável dos Açores”. Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, Curso “Técnico de Gestão do Ambiente / Recursos Hídricos”. Auditório Municipal da Povoação. Povoação, 31 de Maio de 2007.
  • Comissão Organizadora e Científica das “II Jornadas sobre a Conservação do Priôlo”. SPEA/LIFE-Priolo e Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira. Auditório Municipal da Povoação, 16 de Janeiro de 2006.
  • Comissão Organizadora e Científica das “I Jornadas sobre a Conservação do Priôlo”. SPEA/LIFE-Priolo e Universidade dos Açores. Auditório da Universidade dos Açores. Ponta Delgada, 17 de Setembro 2004.
  • Organização e apoio logístico das Reuniões da Comissão Executiva do Projecto LIFE-Priolo, realizadas em São Miguel de Fevereiro a Outubro de 2004.
  • Membro da organização e equipa de apoio logístico aos participantes do encontro “European Ecoregional Planing Workshop”. WWF-Int. e ADPM. Mértola, 3 a 7 de Fevereiro de 2003.
  • BOLSAS
  • Bolsa de Investigação Científica, no Projecto INTERREG III B BIONATURA, pelo Departamento de Biologia da Universidade dos Açores (Junho 2006 a Junho 2008).
  • Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, SFRH/BD/46381/2008 (desde 01/01/2009).

Last update on 29-07-2014

Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa
Edifício da Faculdade de Letras, Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa, Portugal
Tel: + 351 217940218