pt Português       en English

Centro de Estudos Geográficos - Universidade de LisboaCentro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa
Edifício da Faculdade de Letras, Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa, Portugal
Tel: + 351 217940218

CEG » Núcleos de Investigação » Migrações, Espaços e Sociedades (MIGRARE)

Migrações, Espaços e Sociedades (MIGRARE)

Coordenador
Maria Lucinda Cruz Santos Fonseca
Professora Catedrática



Os investigadores do núcleo MIGRARE repartem a sua actividade por vários domínios temáticos, designadamente os seguintes:

• Imigração e dinâmicas demográficas na Europa
• Migrações internacionais e organização dos mercados de trabalho
• Migrações e desenvolvimento regional, nos territórios de origem e destino dos migrantes
• Diásporas e comunidades transnacionais
• Imigração e processos de transformação urbana (espacial, demográfica, económica, social e cultural)
• Processos de mobilidade sócio-espacial: análise comparada de diversos grupos de imigrantes; disparidades intra-grupo associadas a diferentes tipos de factores (género, estado no ciclo de vida, educação, proveniência urbana/não-urbana).
• Análise comparativa das políticas e iniciativas nacionais e municipais, na área das migrações e da integração, nomeadamente no domínio da habitação e segregação sócio-étnica das áreas residenciais, transformação e apropriação do espaço público, educação e saúde dos imigrantes e seus descendentes.
• Imigração e conflitos inter-étnicos
• Estudos de monitorização e avaliação de políticas de imigração e inclusão social.

Os investigadores do núcleo MIGRARE têm uma vasta experiência de participação em projectos de investigação nacionais e internacionais e de colaboração com outros centros de investigação europeus e norte-americanos, nomeadamente no âmbito do projecto Internacional Metropolis (http://www.international.metropolis.net/index_e.html ) e da rede de excelência IMISCOE – International migration, integration and social cohesion in Europe ( http://www.imiscoe.org/ ), assegurando a coordenação do cluster de investigação B5 – Social integration and mobility: education, housing and health.

Website do núcleo de investigação: http://www.ceg.ul.pt/migrare/

Objectivos

A criação do núcleo de investigação MIGRARE corresponde à formalização de um grupo que, desde 1998, tem vindo a desenvolver projectos, a organizar encontros, cursos e outras actividades de investigação-acção, na área das migrações, integração e transformações sociais urbanas na Europa, com especial ênfase no caso português.

O principal objectivo do programa de investigação deste núcleo para os próximos cinco anos, é a produção de teoria e investigação aplicada na área das migrações e dos seus efeitos nos processos de transformação demográfica e sócio-espacial, em distintas escalas geográficas.

A produção teórica e a investigação empírica que se pretende desenvolver privilegia uma perspectiva de análise interdisciplinar e comparada (entre países, regiões, cidades e grupos de imigrantes), tendo em vista o desenvolvimento da interculturalidade, do planeamento para a diversidade, de novas formas de governança urbana que contribuam para a inclusão sócio-territorial dos migrantes e ainda o enquadramento das políticas migratórias numa estratégia de co-desenvolvimento das regiões de origem e destino dos migrantes.

A actividade de investigação deste núcleo prevista para os próximos anos enquadra-se na área temática de Dinâmicas Urbanas, mobilidades e diversidade. Nesta conformidade, as linhas de investigação que se pretendem desenvolver têm os seguintes objectivos específicos:

1. Reconceptualizar os modelos analíticos das migrações internacionais num quadro de reforço das interdepedências económicas e sociais, entre territórios, numa óptica interdisciplinar e multiescalar.

2. Analisar a relação entre migrações e dinâmicas demográficas, na Europa e em Portugal.

3. Situar Portugal no contexto das migrações internacionais na actualidade: emigração e imigração.

4. Analisar as relações entre imigração e transformações urbanas nas cidades portuguesas e europeias, numa perspectiva comparada.

5. Analisar os processos de mobilidade geográfica e social: comparação de diversos grupos de imigrantes; análise das disparidades intra-grupo associadas a diferentes tipos de factores (género, estado no ciclo de vida, educação, proveniência urbana/não-urbana).

6. Analisar os efeitos das migrações internacionais na organização dos mercados de trabalho.

7. Analisar a relação entre migrações e desenvolvimento regional, nos territórios de origem e destino dos migrantes.

8. Analisar os efeitos das migrações nas representações sociais dos imigrantes e minorias étnicas e na emergência de conflitos inter-étnicos.

9. Analisar as políticas e iniciativas nacionais e municipais, na área das migrações e da integração dos imigrantes e seus descendentes, nomeadamente no domínio do acesso e condições de habitação, apropriação dos espaços públicos urbanos, segregação sócio-étnica das áreas residenciais, educação e saúde dos imigrantes e seus descendentes.

10.Fornecer instrumentos de análise que sirvam de suporte à tomada de decisão política, ao nível da regulação dos movimentos migratórios internacionais e da inserção dos migrantes nas sociedades de acolhimento, particularmente em Portugal e na EU.

11.Fornecer instrumentos analíticos do papel dos imigrantes no desenvolvimento de novas formas de cooperação descentralizada entre as sociedades de destino e de origem, percebendo como estes podem contribuir para o processo de desenvolvimento das últimas.

12.Desenvolver indicadores de monitorização e avaliação de políticas de imigração e integração.

13.Contribuir para o desenvolvimento da interculturalidade e de novas formas de cidadania e governança territorial mais ajustadas à crescente mobilidade e diversidade dos seus habitantes.

14.Organizar encontros científicos para a disseminação dos resultados da pesquisa.

15.Contribuir para a formação pós-graduada no domínio das migrações.

Informação actualizada em 29-07-2014

Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa
Edifício da Faculdade de Letras, Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa, Portugal
Tel: + 351 217940218
ceg@campus.ul.pt